sábado, 30 de abril de 2011

Matéria – O Fantástico Jaspion


Por Silin “Guyferd”


Imaginem a minha felicidade quando comecei a fazer a matéria sobre o herói que (junto com os Changeman) simplesmente foi um dos mais importante heróis japoneses exibidos no Brasil (uma vez que foi com o sucesso dessas duas séries é que as outras foram chegando por aqui)!!! Digamos que como todo “tokufan” (ou seja,o fã de tokusatsu) eu sempre esperei por tal oportunidade!!!


Jaspion e sua inseparável companheira Anri.

O Fantástico Jaspion, título que nós brasileiros conhecemos, é no original japonês a junção de duas palavras: Justice (justiça) e Champion (campeão). E como Campeão da Justiça, Jaspion foi o melhor dos melhores!

Com criação de Saburo Yatsude e a produção da Toei Company, a série teve 46 episódios e foi exibida pela TV Asahi no Japão (aqui, na insubstituível Manchete) no período entre 1986 e 1987. E a trilha sonora ficou a cargo dos cantores Ai Takano e Akira Kushida, que interpretam magistralmente qualquer música!!!
.

Como em muitas outras séries, pode-se dizer que o sucesso se deu pelos atores escolhidos, combinando a ação explosiva e muito bom humor. Os atores que mais chamam atenção são Hikaru Kurosaki (Jaspion – cujo nome real é Seiki Kurosaki), Junichi Haruta (MacGaren – o ator que dispensa dublês), Hiroshi Watari (Boomerman – e também protagonista de Sharivan e Spielvan), Hidiri Yakada (Anri) e Isao Sassaki (Prof.Nambara – que além de ator é cantor,e interpretou o tema de Metalder).

A HISTÓRIA
Muitos anos atrás no Universo, a nave com o pequeno Jaspion e seus pais caem no planeta de Edin, o sábio Profeta da galáxia. Seus pais morrem, e Edin o cria e treina, ensinando valores como honra, respeito e amor.
Decifrando fragmentos da Bíblia da Via Láctea, Edin sabe que o terrível mal do universo, Satan Goss, vai aparecer para subjugar povos e destruir civilizações, com o intuito de criar seu Império dos Monstros.
Jaspion então recebe de Edin a missão de defender a paz no universo. E para ajudá-lo, Edin cria a andróide Anri bem como o Gigante Guerreiro Daileon (uma super nave e robô de combate) e os veículos Alan Moto Space (super moto que inclusive voa) e Gaibin (que se divide formando Gaibin Jet – nave de combate – e Gaibin Tanque – equipado também com perfuratriz).
Ao receber as últimas dádivas, a armadura Metaltex e a Espadium Laser, Jaspion está pronto para a batalha.
Iniciando sua jornada pelo universo ele percebe que o mal de Satan Goss já está instalado em diversos planetas. Ora descendo para inspeção, ora caindo em armadilhas que o tragam para os planetas, Jaspion consegue destruir os estratagemas, bem como os monstros que Satan Goss tem o poder de enfurecer.

Macgaren não era um mal espadachim, porém seu ódio por Jaspion o cegava, tirando sua concentração e habilidade.
.
Durante sua tragetória, Jaspion encontra Miya, uma simpática alienigenazinha e resolve levá-la consigo. Também salva o povo do planeta Drods e lá mesmo conhece Côco e seu “pai”, o monstro Namaguedoraz, salvo por Jaspion da fúria de Satan Goss.
.Edin descobre que o alvo principal de Satan Goss é o terceiro planeta do Sistema Solar (ou seja, a Terra), e Jaspion ruma para cá, apenas para descobrir que Satan Goss já está aqui enfurecendo monstros e auxiliado pelo seu filho Macgaren, que em forma humana nada difere de seu pai em termos de maldade.

Durante suas aventuras na Terra, Jaspion encontra Boomerman (Boomerang no original) tentando vingar seu irmão (morto por Macgaren) e entre os dois se forma uma grande amizade.


As vitórias se acumulam, mas não são nada fáceis, enquanto Jaspion e Prof. Nambara buscam 5 crianças e um bebê, ditos como os maiores temores de Satan Goss, bem como o Pássaro Dourado, que muito ajuda Jaspion nos momentos críticos.
.
Nesse ínterim,o próprio Macgaren perde a luta para Jaspion e morre. Com ódio, Satan Goss convoca a Bruxa Galáctica Kilza que consegue ressucitar Macgaren.
.
Interessante é que os guerreiros que trabalham para o Império Goss são muito fortes, mas frente a perícia de Jaspion, Guila, Quadridemos, Aigaman, Zamurai (sem contar os monstros gigantes) e muitos outros são derrotados, dizimando as fileiras do mal.
Edin sacrifica a própria vida para dar tempo a Jaspion de encontrar as crianças e o bebê. Porém apenas as crianças são reunidas, e mesmo sem o bebê, Jaspion inicia o ataque a Satan Goss, o que parecia suicídio. Quando as crianças unem as mãos, o Pássaro Dourado se transforma em uma espada para Daileon, e mesmo assim é apenas no calor da batalha que o Ovo Dourado surge da terra e enfraquece Satan Goss com sua luz. Neste momento Jaspion consegue aplicar o golpe final e destrói o poderoso vilão.
.
Dentro do ovo havia o bebê tão procurado, e assim como Edin o criou muitos anos atrás, Jaspion e Anri decidem adotar o bebê, voltando com ele para o Planeta Edin…
.


Este é o final de Jaspion. Sempre muito emocionante, a série foi reprisada inúmeras vezes no Brasil, em duas emissoras (Manchete e depois Record) e sempre foi muito apreciada pelos fãs. Ficou a saudade…

IMPRESSÕES DA SÉRIE
No Japão, a sensação foi o toy de Daileon, que ainda hoje é negociado por preços bem altos em sites de leilão. No Brasil fomos agraciados pois apesar da Glasslite ter lançado toys com qualidade duvidosa, a editora Bloch lançou duas revistas com “fotonovelas” dos 4 primeiros episódios, e posteriormente a editora Abril “Jovem” apostou na quadrinização inédita (inclusive no Japão) do personagem que foi bem recebida pelo público. Isso sem contar os materiais escolares e muitos outros produtos que receberam a marca Jaspion por aqui! Portanto não foi só um sucesso entre os telespectadores, foi também um fenômeno comercial (e de Ibope) que dificilmente acontece!
.


No brasil, atualmente os DVDs da série Jaspion foram lançados para o mercado de Home Video, sendo que inclusive um brinde fora prometido na lata (um boneco do Jaspion). Os consumidores entretanto tiveram um espanto por só após pagarem e receberem o produto, verem que a qualidade estava aquém até mesmo da já baixa qualidade oferecida (abaixo).
Algum tempo atrás os fãs duvidaram de uma notícia publicada inclusive por nosso site, e que se tratava de um Jaspion de verdade (cujo nome era Jaspion)
.
Como última curiosidade, na revista em quadrinhos a história deu sequência à história original do seriado de tv, mostrando Jaspion indo embora da Terra para defender o restante do Universo contra a tirania da dinastia Goss, além do bebê (chamado de Pequeno Edin) sendo criado por Anri e Jaspion, agora como um casal de verdade.
.fim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Boa noite, muito obrigado pela matéria, assistia Jaspion quando pequeno.
    Se possível exclareça uma dúvida minha por gentileza.
    Guila foi o único monstro que o Jaspion não derrotou?

    Abraços.

    ResponderExcluir

BAIXE O DVD

BAIXE O DVD
COMPLETO DO FANTÁSTICO JASPION

Imagens do

Imagens do
fantástico jaspion

VIDEOS DO

VIDEOS DO
FANTÁSTICO JASPION